“A criança controla o tronco antes de controlar os braços, controla os braços antes de controlar as mãos, usa as palmas das mãos, antes de usar as pontas dos dedos. Por isso, é preciso que vivencie suas competências desde os primeiros meses de vida, respeitando a hierarquia do desenvolvimento psicomotor”, explica a psicomotricista Teresa Damiano.
Todo tipo de estímulo deve ser feito de forma lúdica. A criança precisa aprender brincando. “Acredito que incentivá-la a comer sozinha, por exemplo, ajuda mais na aquisição da coordenação motora fina do que exercícios sistematizados. Apenas com a prática é que a criança terá controle para não derrubar mais a comida”, afirma. Além disso, a preparação para o refinamento das habilidades motoras deve começar na fase de bebê.
Após o sexto mês, ofereça brinquedos de empilhar com peças grandes, assim como cubos, bolas macias e brinquedos que boiam na água na hora do banho. Incentive o bebê a segurar sozinho a mamadeira, assim como pegar pedaços de fruta para levar à boca.
A partir de um ano, ofereça brinquedos de encaixar. Comece com peças maiores e, aos poucos, ofereça as peças menores. Incentive-o a comer sozinho frutas e biscoitos, por exemplo. A supervisão de um adulto é importante para acompanhar a quantidade que é levada à boca.
A partir de 2 anos, já pode começar as tentativas de pegar a comida do prato e levar à boca com uma colher macia. Nessa fase, tem especial interesse em encher e virar potes, fazer rabiscos e usar brinquedos de encaixar.
Aos 3 anos, a criança demonstra interesse em aprender a tirar e colocar sapatos, meias e roupas. Incentive, mas dê a ela o tempo necessário, mesmo que seja somente à noite ou final de semana. Ajude-a a conquistar essa autonomia, pois nesse tipo de vivência estão presentes aspectos da coordenação motora fina, como dissociação de punhos, dissociação de dedos, preensão palmar, além de outras percepções como as espaciais e a noção de corpo. Os sapatos devem ser fáceis de calçar, assim como as meias. Tênis de velcro e meias curtas são uma boa pedida.
Aos 4 anos, preferem as brincadeiras mais estruturadas de imitação da vida diária, como casinha, médico, corrida de carro, entre outras. A coordenação motora fina também é bastante explorada, especialmente se a criança for estimulada a organizar seus brinquedos e roupas, a fazer a higiene quando vai ao banheiro, e a colocar a comida no prato. Mas precisa de ajuda adulta para aprender a guardar e organizar.
A criança pode usar ora uma mão, ora outra, para comer ou encaixar, por exemplo. Por volta dos 5 anos, naturalmente começa usar uma das mãos com mais frequência. Não é necessário interferir neste processo.
Fonte: criancas
Curta a nossa página no face:
http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141
Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica em Santos, curso de Recreação em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de lactarista em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar e Libras em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos.