Uma das maiores dúvidas dos pais é a época certa do nascimento dos primeiros dentes de seus filhos. Se pesquisarmos na internet ou mesmo em livros, haverá sempre uma tabelinha que pode, em vez de ajudar, alarmar mais ainda quem tem filhos com dentinhos “preguiçosos”. Não é que devemos condená-las, as tabelas são apenas estimativas aproximadas, e não regras.
O desenvolvimento de cada criança depende da genética, alimentação, hábitos, história clínica. São tantos fatores que não existe idade certa nem para início nem fim da fase de troca de dentição.
Para alguns bebês, a chegada dos dentes é extremamente tranquila. Para outros, é um desconforto sem limites, com direito a lágrimas, noites maldormidas, coceira insuportável, gengiva mais espessa, bem vermelha e muita baba. Isso tudo é resultado da pressão exercida contra o tecido das gengivas à medida que a coroa do dente rompe as membranas.
Um método de alívio, seria oferecer ao bebê algo duro para massagear as gengivas, como mordedores à base de gel, que podem ser mantidos em geladeira e usados no momento em que o incômodo começar. O frio provoca uma sensação anestésica local, aliviando a dor. Nos casos em que a irritação da gengiva dificulta a alimentação do bebê, um anestésico tópico pode ser utilizado na gengiva inflamada, mas só com autorização prévia do seu pediatra.
Fonte: crescer.globo.com
Curta a nossa página no face:
http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141
Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Babá em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clínica em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Copeira em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Lactarista em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos. Cuidador de Idosos. Faculdade do Saber
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos