Se vestir sozinho faz parte do processo de amadurecimento da criança e é uma habilidade a ser estimulada e comemorada. Algumas atitudes são fundamentais para dar confiança e ajudá-los nessa fase de independência.
O processo começa por volta dos dois anos. O primeiro passo, geralmente, é aprender a tirar as peças, meia, sapato e casaco. As crianças devem ser estimuladas. Comentários como “olha que coisa boa que você fez” são bem-vindos.
As meninas começam antes e mais rápido. Elas têm uma ligação mais forte com o guarda-roupa, até mesmo pela questão da vaidade. Mas não só elas tomam a iniciativa de escolher o que querem vestir; os meninos também!
A psicóloga Beatriz Guimarães Otero recomenda a estratégia de deixar a criança escolher entre “looks” prontos. Ela vai se sentir com liberdade para ter uma opinião e segura de estar fazendo a escolha certa. “Se vestir sozinho é um exercício de autonomia muito importante para a criança”, diz ela.
Se vestir sozinho não é um fato isolado. Está ligado ao processo de aprendizado da criança e ao prazer de conseguir fazer as coisas por si só. Neste sentido, pais e escola fazem trabalhos complementares.
Fonte: delas.ig.com.br
Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista e Auxiliar de Classe em Santos, curso de Recepção Clinica Hospitalar em Santos, curso de Contação de Histórias em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Cubatão, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em São Vicente. Curso de Inclusão Escolar em Santos.