O poder do toque (+)

iferente dos outros sentidos, o tato não se concentra em um ponto específico, mas por toda a pele, que é o nosso maior órgão – é ela, aliás, que faz a criança se perceber única, já que delimita seu corpo. Ainda no útero, o bebê já prova a sensação do líquido amniótico em contato com o seu corpo. Inúmeras pesquisas demonstram que o toque é essencial para a construção da identidade e para o desenvolvimento afetivo. Não à toa, se fala tanto na importância do colo e da amamentação para a criação do vínculo. Enquanto mama, o bebê sente o acolhimento da mãe, além de ver sua expressão de ternura e sentir seu carinho – uma explosão de estímulos. Mas é claro que todos os sentidos são igualmente importantes. Veja a seguir algumas dicas para estimulá-los:

Tato
– A shantala, massagem indiana feita em bebês a partir de 1 ano, é um momento especial de interação e ajuda a criança a relaxar. Use óleo ou creme hidratante infantis e aproveite esses minutos ao lado do seu filho.
– Estimule a pele do bebê com pinceis bem macios de diferentes tamanhos, uma pena ou tecidos molinhos.
– Forre o chão com tecidos diferentes para a criança brincar. Dá para usar tule, seda, cetim e o que mais sua imaginação permitir.
– Quando começar a oferecer alimentos, deixe-o brincar com a comida na mão e experimentar temperaturas diferentes e consistências variadas. Faz sujeira, mas vale a pena!

Visão
– Esse é um sentido que deve ser trabalhado junto com o tato, porque o bebê antecipa com os olhos o que vai conhecer com as mãos. Mostre e depois ofereça a ele objetos de tamanhos e cores diferentes, variando a distância.
–  Quando nasce, o bebê tem a vista embaçada e vê o mundo fora de foco. Nessa fase, o contraste de cores, como branco e preto, é interessante. Em vez de móbiles supercoloridos, por que não criar um com formas geométricas em branco e preto, com papel? Aos 6 meses, em média, ele vai enxergar como um adulto.
– Mostre também objetos em vários tons diferentes da mesma cor.
– No banho de sol, deixe seu filho em uma posição em que consiga ver as coisas ao redor. Embaixo de uma árvore, por exemplo, ele pode observar as folhas balançando.

Fonte: crescer

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica Hospitalar em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Cuidador de idosos em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Copeira em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos. Cuidador de Idosos. Faculdade do Saber

Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *