Gorduras do bem

Amêndoas, castanhas, nozes e outras sementes oleaginosas consumidas cruas

As gorduras boas são encontradas em todas as sementes oleaginosas. Entre elas, amêndoas, castanha do pará, de caju, macadâmia, avelã, nozes, semente de girassol, chia e linhaça. “Desde que não sejam torradas e salgadas, o que pode gerar, ainda, compulsão, todas elas devem ser consumidas cruas”, pondera o nutricionista Gabriel de Carvalho.

E, no caso da castanha do pará, o fruto deve ser consumido com moderação por conta do mineral selênio que a compõe. É indicado ingerir diariamente apenas 1 unidade. “Ou seja, não é pela gordura em si, mas esse mineral, que age no combate ao envelhecimento celular, em excesso, pode fazer mal, ser tóxico”, alerta.

Sobre a ingestão das demais sementes, são percebidas melhoras no colesterol, tanto HDL (o colesterol bom), quanto no LDL (o ruim), e triglicérides. “No caso dessas sementes, dificilmente as pessoas conseguem consumir uma quantidade que as façam mal. Até porque, se uma amêndoa tem menos de 1 grama, 40g delas corresponde a 50 amêndoas, ou seja, ninguém come isso por dia”, exemplifica.

“Aproveito para lembrar que as pessoas ainda têm a crença de que gordura engorda quando, na verdade, deveriam tomar cuidado com o carboidrato que consomem em excesso, no caso, de barra de cereal, pãozinho, bolacha, salgado, bolo. São esses alimentos que as intoxicam e ajudam no aumento de peso. Trocar essas opções por gorduras boas é garantia de melhora na saúde”, reforça Gabriel.

Fonte: gordurasdobem

Curta a nossa página no face:

http://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento e Recepção Clinica em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Lactarista em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Contação de Histórias em Itanhaém, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Inclusão Escolar em Santos, curso de Recepção Clínica Hospitalar em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *