Respiração

Respirar corretamente ajuda a controlar problemas como estresse e ansiedade. A psicóloga e instrutora Cristina Amelin sala sobre o tema.

Muitos especialistas comentam que respiramos errado. Isso é fato?

Sim, é fato. E o primeiro passo para a respiração correta é tomar consciência disso, para que ela seja aprendida. Por causa de fatores como o estresse e o cansaço, a tendência é respirarmos de maneira superficial, curta.

E como é a respiração correta?

Ela é profunda e deve ser toda pelo nariz: inspiração e expiração. A boca não é um canal de respiração – a não ser quando o nariz está entupido. O ar que entra pela boca não é aquecido e não passa por filtro, deixando as pessoas mais suscetíveis a doenças.

Quais os benefícios da respiração correta?

Muitos. Entre eles, ajuda a controlar as emoções, o estresse, a ansiedade, depressão e problemas respiratórios.

É verdade que isso ajuda até a controlar a pressão arterial?

Sim, assim como outros sintomas ligados ao estresse. Geralmente, a respiração acontece de acordo com o que sentimos. Quando temos consciência, é o contrário: mudamos as emoções com a respiração. Num momento de raiva, antes de qualquer reação, é só parar e respirar lenta e profundamente para controlá-la.

Fonte: AT Revista Ano 6, Ed 312 – 21nov2010

Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento  e Recepção Clinica em Praia Grande, curso de Lactarista em Santos, curso de Cuidador de Idosos em Santos, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de cuidador de Idosos em Cubatão, curso de Lactarista em São Vicente, curso de Contador de Histórias em Santos.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/fasabsantos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *