Sem dúvida os fatores que geram a má qualidade de vida dos grandes centros urbanos, tais como poluição do ar, o uso de alimentos com ingredientes artificiais, a falta de atividade física, de contato com a natureza, as famílias, a cada dia, mais estressadas pelo trabalho e pela falta de tempo, entre outros, alteram as defesas do nosso organismo.
Quem mais sofre são as extremidades desta população, as crianças e os idosos.
As crianças, com seus sistemas mais vulneráveis, em evolução, adaptando-se ao meio ambiente em que vivemos, com seus corpos aprendendo a se defender de vírus e bactérias, acabam por ser muito mais acometidas por gripes, resfriados e outras viroses, e dão muitas vezes aos pais e até aos médicos, a impressão de serem alérgicos ou ao contrário terem baixa de imunidade.
Esta diferença é sutil e merece ser muito bem avaliada por um pediatra que realmente conheça a criança, sua família e seu modo de viver. Em linhas gerais, alguns hábitos podem ser adotados para diminuir a irritação das vias respiratórias e até mesmo evitar os quadros alérgicos.
- Evitar o acúmulo de poeira em casa, principalmente no local em que dorme a criança.
- Esta poeira costuma ser difícil de ser removida de brinquedos peludos que não possam ser lavados, livros, cortinas de tecido e tapetes. Portanto, sinal vermelho para eles!
- Evite o uso de produtos de higiene com cheiro ativo, em casa.
- Evite o uso de roupas e cobertores de lã.
- Não varra a casa, levantando poeira, que permanecerá no ar, invisível, por horas. Prefira limpar a casa com pano úmido.
- Jamais use talco e, principalmente, não fume e nem permita que ninguém fume em casa!
Sinal verde para:
Mais vida ao ar livre, passeios na praia e em parques são melhores do que os shoppings e lugares fechados. Não tema tanto o vento ou o frio, desde que não seja um dia horrível e a criança esteja com roupa adequada à estação não há porque evitar as brincadeiras ao ar livre mesmo no inverno.
Alimentação mais natural, evitando-se os corantes e conservantes, refrigerantes e outros desnecessários e prejudiciais à saúde.
Fonte: guiadobebe
Cursos Profissionalizantes. Curso de Berçarista em Santos, curso de Excelência no Atendimento em Praia Grande, curso de Recreação em Santos, curso de Recepção Clinica em Cubatão, curso de Copeira Hospitalar em Santos, curso de Cuidador de Idosos, curso de Lactarista em Santos, curso de Contador de Histórias em Guarujá, curso de Cuidador de Idosos em Santos. Curso de Inclusão Escolar Faculdade do Saber . Cuidador de Idosos
Siga-nos no twitter: www.twitter.com/fasabsantos
CURTE A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:
https://www.facebook.com/pages/Faculdade-do-Saber/300331506651141